Como escolher o bolo de aniversário infantil

Havendo ou não uma festa, o bolo é fundamental na comemoração no aniversário do seu filho! Seja um bolo feito em casa, seja um bolo comprado, é sempre garantia de um sorriso na criança, transformando esse dia em algo especial. Afinal, só se faz anos e só se sopram as velas uma vez por ano. No entanto, encontrar um bolo que seja barato e saudável não é fácil. Os bolos de aniversário comprados primam por ser autênticas bombas calóricas, além de não serem propriamente económicos. Assim, a melhor solução é sempre um bolo caseiro. Dessa maneira, poderá fazê-lo à sua maneira!

O bolo e a alimentação saudável

O bolo de aniversário, sendo algo que uma criança come poucas vezes por ano, entre o seu e os aniversários dos amigos e familiares, é normalmente cheio de cremes e açúcar. No entanto, os doces estão muito presentes na alimentação de uma criança, acabando por desequilibrar a sua dieta. Desta maneira, que melhor forma para criar hábitos mais corretos, que tendo um bolo de aniversário bonito, e ao mesmo tempo, saudável?

Como preparar uma festa de aniversário para crianças?

Porquê a alimentação saudável?

A alimentação na idade jovem é extremamente importante. Nesta fase as crianças estão em rápido crescimento, e tal como numa casa, as fundações devem ser sólidas e duradouras. Se o jovem é bem alimentado, de uma forma equilibrada e saudável, estará mais protegido de doenças, tanto hoje como no futuro, além de criar hábitos saudáveis essenciais para manter a saúde na vida adulta. Nós somos o que comemos, já diziam os antigos, e é um ditado com muita razão de ser. E como é nas pequenas coisas que se começam grandes feitos, uma boa maneira de começar a incutir bons hábitos é tendo um bolo de aniversário saudável, e ao mesmo tempo, apetitoso!

Assim, de seguida vou apresentar uma receita deliciosa, e ao mesmo tempo, baixa em calorias mas nutritiva!

Bolo Integral de Banana

Ingredientes:

– 6 bananas amassadas;

– 1 chávena de óleo de girassol;

– 2 ovos, preferencialmente de agricultura biológica;

– 1 chávena de açúcar amarelo;

– 1 chávena de farinha de centeio fino;

– 1 chávena de farinha de trigo integral;

– canela em pó (a quantidade fica ao seu gosto)

– 1 colher de sopa de fermento em pó;

Num recipiente, coloque as bananas amassadas, o óleo e os ovos, e misture tudo muito bem. Adicione de seguida o açúcar e misture novamente. Depois, adicione lentamente os restantes ingredientes, um a um, mexendo sempre com a colher de pau. No fim, depois de alcançar uma mistura algo homogénea, coloque numa forma previamente untada e leve ao forno durante 40 minutos. Como este é um bolo de aniversário, terá que ter uma cobertura bonita e vistosa. Assim, antes de despejar a massa do bolo, caramelize o fundo e coloque rodelas de banana. No fim, apenas terá de enfeitar com aqueles bonequinhos habituais nos aniversários.

Existem muitas receitas de bolos de aniversário usando ingredientes como a banana, a cenoura, a beterraba, farinhas integrais, entre outros, que farão as delícias dos pequenos, ao mesmo tempo que são saudáveis e nutritivas!

No comments.

Deixar um Comentário