Dicas básicas para decoração de bolos

O processo de decoração de bolos é, por muitos, visto como um bicho de 7 cabeças, cuja técnica apenas poderá ser dominada pelos mais experientes e habilidosos. No entanto, com alguma prática e os utensílios indicados tudo se poderá revelar muito mais fácil do que o esperado. Uma vez que qualquer bolo que se preze deverá sempre ter uma decoração deliciosa e apelativa, quando se trata de bolos de aniversário, é mesmo o passo essencial, é importante começar já a desenvolver todos os conhecimentos necessários para que esse fim possa ser facilmente atingido.

Utensílios

Existe um pequeno número de utensílios que deverá sempre ter à mão para a decoração dos seus bolos. Eles facilitarão imenso todo o processo de decoração e permitir-lhe-ao atingir resultados verdadeiramente satisfatórios. Eis alguns exemplos:

- Pincel culinário

- Suporte de papelão para bolos

- Faca comprida de serra

- Seringa de pasteleiro

Nivelar o bolo

Nivelar significa cortar as partes mais altas do mesmo, o que facilitará imenso a sua divisão por camadas, ao evitar que fique torto. Da mesma forma, nivelar o bolo irá expor a parte da massa, o que simplificará a aplicação de coberturas. Para nivelar, apenas precisará de utilizar a faca de serra, que deverá cortar a zona mais elevada do topo do bolo.

Aplicar cobertura

A aplicação de cobertura para obtenção de aspectos visuais temáticos é algo que deverá depender da sua própria criatividade, mas para a aplicação de uma cobertura básica, feita de calda de açúcar ou de outro doce qualquer, apenas precisará de utilizar uma faca ou espátula para barrar cuidadosamente a superfície do bolo. Como alternativa, e para atingir resultados mais apelativos, poderá aplicar a cobertura com uma seringa de pasteleiro, o que lhe permitirá fazer desenhos no topo do bolo, obtendo assim um visual muito mais interessante. Poderá comprar pontas para a seringa com diversas formas, por isso será fácil decorar o seu bolo com os mais diversos padrões.

Rechear o bolo

O recheio é outra parte importante do processo de decoração de um bolo, e poderá ser feito de diversas formas diferentes. Para começar, poderá optar por cortar o bolo em diversas camadas, barrando-as logo de seguida, como se estivesse a fazer uma sandes. Isto exige muito cuidado extra para não desfazer o bolo, mas quando feito com muita atenção, permitir-lhe-a atingir resultados fantásticos.

Outra opção para rechear os seus bolos poderá ser através da utilização de uma seringa de pasteleiro. Esta é, sem qualquer dúvida, a forma mais simples de fazê-lo, mas nem sempre a mais eficaz, na medida em que a profundidade de alcance será sempre relativamente limitada.

Como complemento, poderá encontrar em qualquer superfície comercial diversas peças decorativas para bolos, tanto comestíveis quanto não comestíveis, que ajudarão a dar um toque final mais especial ao seu bolo.

No comments.

Deixar um Comentário